Informe-se

ATENÇÃO
(sobre resgate de animais)

Não resgatamos animais e nem podemos aceitar novos animais no abrigo. Nosso objetivo é diminuir a população e aliviar a Dona Cidinha. Ainda assim, há abandonos de animais na porta do abrigo, feitos pela própria vizinhança, que não há como negar socorro.
Não divulgamos o endereço via Internet na tentativa de dimimuir estes ocorridos.
Se você resgatou um animal, veja abaixo, ótimo texto da PEA, explicando o que fazer. 
 Lembrando que, quem mora em São Paulo, pode contar com a castração gratuita do CCZ (informações nesta página).


Resgatei o que Faço Agora?
Antes de fazer qualquer coisa, coloque-se sempre no lugar do animal. Lembre-se que um animal é uma vida, e a vida deve ser preservada sempre! Ninguém quer ser e viver abandonado nas ruas, sujeito a maus-tratos, fome, sede, frio e solidão. O animal sente como nós! Você pode mudar a vida de um animal, basta querer!
Importante:
Não existem órgãos que possam recolher animais. Se você pretende ajudar e resgatar um animal necessitado, tenha em mente que a responsabilidade será sua até encontrar um novo lar para ele.

Veja algumas dicas abaixo:

Acabei de resgatar um animal. O que devo fazer?
Em primeiro lugar, você deve levá-lo para uma Clínica Veterinária e checar a saúde do animal. Vaciná-lo, vermifugá-lo e principalmente esterilizá-lo, evitando assim crias indesejados e mais abandono.

Existe algum abrigo ou Ong onde eu possa levar o meu animal?
Não! Os abrigos existentes além de estarem lotados estão sempre precisando de ajuda, pois o abandono de animais é muito maior que as adoções. As despesas são imensuráveis e a ajuda que recebem é insuficiente para suprir suas necessidades impedindo que possam ajudar e receber outros animais.

Posso levar o animal para a Carrocinha/CCZ?
Jamais leve ou chame a carrocinha. Normalmente as carrocinhas não recebem animais entregues por munícipes. As que recebem, muitas vezes, acabam matando os animais em poucos dias.
Veja fotos, vídeos e informações no link www.pea.org.br/crueldade/carrocinhas

Posso levá-lo até vocês?
A PEA não possui abrigos para receber animais. Os animais anunciados neste site  estão hospedados em lares temporários de voluntários, incluindo os lares dos responsáveis pela entidade. Alguns estão internados em clínicas veterinárias e outros estão hospedados em hotéis. Se você resgatou um animal, o melhor é você hospedá-lo temporariamente até encontrar um novo lar para ele.

Eu não tenho onde deixar esse animal. Onde posso levá-lo?
Uma sugestão que damos é que você tente ver com algum amigo, parente ou vizinho se eles poderiam abrigar o bichinho temporariamente até ser adotado. Também há clínicas, pet shops e hoteizinhos onde o bichinho pode ficar hospedado até ir para a nova casa. O importante é deixá-lo em um lugar seguro e depois partir para divulgação. No site www.petbr.com.br há vários contatos de clínicas e hotéis para animais. Nesse caso, precisará arcar com as diárias cobradas pelos estabelecimentos.

Não tenho condições de pagar hospedagem e tratamento do animal, o que eu faço?
Em relação aos custos com hospedagem, tratamento e ração, uma dica é tentar fazer uma vaquinha entre seus amigos e parentes. Pode-se também fazer rifas.

Onde anunciar o animal na Internet?
Q1B (Quero Um Bicho) no Orkut: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=5347691
Vários sites de doação: www.pea.org.br/links.htm

Fora a Internet, onde e como posso divulgar o meu animal?
Anunciar em Jornais do Bairro, em Rádios etc..
Distribuir cartazes em lugares de bastante movimento (supermercados, pet shops, padarias, farmácias, bancas de jornal, ponto de ônibus etc.).
Distribuir faixas em locais de bastante movimento.

O que deve constar no cartaz?
- Fotos (se possível)
- Dados do animal (nome, raça, sexo, idade, porte, cor, temperamento, saúde)
- Seus contatos (nome, telefone, e-mail e região em que você mora)

Como faço para levar um animal para feiras de adoção?
A maioria das feiras de adoção só aceita animais Esterilizados, Vacinados e Vermifugados. Se o seu bichinho está dentro  dessas regras, procure saber onde as feirinhas são realizadas e entre em contato diretamente com o organizador da feira.
Sobre esterilização e onde esterilizar: www.pea.org.br/cuidados/esterilizacao.htm
O que é importante lembrar sobre Resgate de Animais
Não existem órgãos que possam recolher animais. O que a maioria das pessoas faz é resgatar e colocá-los em suas próprias residências para tentar doá-los. Pedir que as ONGs recolham todos os animais das ruas não é correto pois quem trabalha para as ONGs é voluntário. Os recursos dessas entidades são provenientes de doações e, na maioria das vezes, os voluntários colocam dinheiro do próprio bolso.
Um animal não é um objeto que pode ser descartado. Ao adquirir um animal, a pessoa deve ter a responsabilidade de analisar se poderá ficar com ele até o fim da vida, proporcionando bem estar, alimentação, abrigo e assistência veterinária.
Seria interessante fazer uma visita a um abrigo de animais resgatados e abandonados. Todos precisam entender a realidade desses animais e dos abrigos, que fazem de tudo para conseguir sustentar tantos animais carentes.
Há várias cidades, cujos administradores estão respondendo pelo crime de maus-tratos cometidos no canil respectivo. O cidadão que deixa seu cão no canil municipal pode ser igualmente processado, pois estava ciente do extermínio do animal e mesmo assim o deixou ali. A nossa legislação, se for respeitada, não permite que se extermine um animal sadio.
A população precisa entender que as associações não são as responsáveis pelo grande número de animais abandonados. Os culpados são aqueles que largam os animais nas ruas, além do poder público que nada faz a respeito.

Abandonar um animal é crime!

*** 

ADOÇÃO

Esclarecimentos sobre adoção consciente

Eu, Karina, voluntária, gostaria de fazer alguns esclarecimentos pertinentes ao assunto principal deste blog: adoção. Falo e respondo por mim, antes que alguém pense em criticar o trabalho da Cidinha devido a este meu desabafo.

Pessoas interessadas em adotar um bichinho devem ter consciência que eles nem sempre saberão fazer xixi e cocô no jornal, pois eles vivem num abrigo que é carente de várias coisas e são cuidados por apenas uma pessoa: a dona Cidinha. Logo, ela não tem tempo nem jornal suficientes para cumprir esta tarefa. Um cachorro de qualquer idade pode ser ensinado a fazer suas necessidades no jornal, só é preciso um pouco de paciência pois o tempo de cada um é diferente. O adotante deve estar disposto a ensinar o peludo.

Tudo na vida precisa de um tempo para adaptação, é preciso colocar-se no lugar do animal. Por outro lado, é preciso ter consciência de que os cachorros não são gente.

Praticamente todos os cães do abrigo Cidinha são SRD. Ou seja: sem raça definida. Autênticos vira-latas. Ótimos para quem não se preocupa com raças, marcas, esteriótipos. Cada vira lata é único, cada um é diferente. Digo isso pois recebemos muitas perguntas do tipo: "qual a raça?"

Sobre o porte dos cãezinhos, a maioria dos que estão no abrigo Cidinha tem porte médio ou grande. Mas há alguns de porte pequeno também.

Porte
Peso - Kg
Altura Máxima
Mini
0,5 a 6
33 cm
P
6 a 15
43 cm
M
15 a 25
60 cm
G
25 a 45
70 cm
XG
45 a 90
sem limite

E, finalmente uma dúvida: qual seria o tamanho certo para apartamento? Se alguém souber me responda em kilos pois eu não entendi o cálculo até o momento.
Estamos fartos de ouvir: "ele(a) é grande para apartamento"!
Tenho uma vira lata de 11Kg que sempre morou em casa com quintal e, quando ela estava com cerca de 11 anos, mudamos para o apartamento e ela aprendeu a fazer tudo no jornal. Levou algum tempo, paciência e muitos florais mas eu consegui pois eu a quero muito.

Lembre-se sempre que um animal é uma vida  e não é descartável. Se você mudar de casa, leve-o com você, afinal, quem abandonaria um "filho-gente"? O que o cão ou gato irá sentir é o mesmo que uma criança rejeitada pelo pai ou mãe. Então, lembre-se: uma vez adotado, você deve a ele proteção pelo tempo todo que ele viver. Nada mais justo, já que ele irá te proporcionar alegria, amor, carinho, fidelidade, companheirismo e lhe ensinar muitas coisas boas.

Cachorros não são brinquedos logo, não devem ser adotados para dar de presente a uma criança. Se isto acontecer, é preciso que os pais tenham consciência do dever de ensinar a criança a respeitar e tratar com carinho o animal, assim ele nunca irá mordê-la e será um grande aprendizado e companheirismo para ambos.

 Cachorros podem latir, fazer côco fora do lugar ou roer alguma coisa que não seja dele. É preciso paciência, é possível ensinar de modo firme, porém com carinho e respeito pelo animal. Aconselhamos que ele seja exercitado com bolinhas, se possível levado a passear com coleira (sempre) e presenteado com ossos para roer, diminuindo assim a ansiedade do animal e consequentes bagunças indesejadas... 
Recomendamos assistir, no YouTube, vídeos do "encantador de cães". Aprendemos com ele, dicas preciosas!

E o mais importante: todos os moradores da casa precisam querer adotar o cãozinho. Se você tem certeza que quer adotar um cãopanheiro e que pode lidar com essas questões, que, no fundo são coisas simples, então é só partir para a procura do seu.

abraços,

Karina Mendes (voluntária)
Fonte da tabela de peso: Dogs Net

***
Campanha de castração gratuita do CCZ de São Paulo


Se você mora na cidade de São Paulo pode castrar o seu cãozinho ou gatinho de graça! Cada pessoa tem direito a castrar até 10 animais gratuitamente!

O primeiro passo é fazer o cadastro e para isso você NÃO precisa levar o seu bichinho. Basta comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) levando RG, CPF, comprovante de residência em seu próprio nome, carteira de vacinação de cada animal a ser esterilizado e o RGA (quem não tiver pode tirar na hora). Você receberá uma Guia de Encaminhamento para a Clínica Credenciada mais Próxima de sua Residência e você mesmo deverá ir à clínica agendar a cirurgia em um prazo de 15 dias - depois disso a guia perderá a validade.
Desde abril de 2010, o CCZ mudou a forma de atendimento. Não há mais distribuição de senhas e o atendimento é feito de segunda à sexta, das 09h00 às 16h00, e aos sábados, das 09h00 às 13h00.
Rua Santa Eulália, 86, Carandiru - perto do Campo de Marte
Informações sobre castrações:
(11) 2221-0449 / 3397-8922 (diretos) ou 3397-8900 (PABX)
A castração é um ato de amor e responsabilidade que traz muitos benefícios à saúde do animal, seja ele cão ou gato, macho ou fêmea, de raça ou SRD. Para conhecer melhor as vantagens da castração, leia: http://adotacao.blogspot.com/2008/11/castrao-quanto-mais-cedo-melhor.html
Cadastre-se e avise seus amigos e familiares sobre a disponibilidade desse serviço!
VETERINÁRIOS SOLIDÁRIOS COM PREÇOS POPULARES
A ARCA BRASIL mantém no seu site uma lista de Veterinários Solidários em todo o país. Vale à pena dar uma olhadinha também: http://www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/lista.htm


***

Como denunciar maus tratos

1ª Delegacia de Crimes contra animais de São Paulo-SP

Rua Marquês de Paranaguá, 246 - fundos 4º DP

das 9:30 as 19:00h

Depois desse horario funciona na Avenida São João, 1247

Telefones : (11) 3214-65-42

 (11) 3214-65-53

Clique nos links abaixo para saber mais sobre delegacias de crimes contra animais em outras cidades:






Se na sua cidade não há uma delegacia específica para crimes praticados contra animais, clique na imagem abaixo para obter as instruções:



***


Vantagens em adotar um animal adulto

Caros amigos, este manual vai ajudar muita gente, que fica na dúvida na hora de adotar um animal adulto:
- São mais tranquilos, não latem muito e não choram à noite;
- São mais obedientes por já terem uma capacidade de assimilação maior;
- São mais independentes no caso de ter que ficar sozinhos por algumas horas;
- Dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa;
- Aprendem a fazer as necessidades no local adequado com maior facilidade e velocidade;
- É mais fácil saber, antes de adotar, se ele é quieto, brincalhão, se gosta de correr ou se é mais reservado;
- Você não terá dúvida alguma sobre o tamanho dele;
- Evacuam menos que os filhotes (geralmente 2 ou 3 vezes por dia);
- Se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, incluindo as crianças;
- Não precisam de duas a quatro doses de vacinas no primeiro ano como os filhotes (apenas a manutenção anual);
- São mais atentos a chegadas de pessoas; No caso de cães, defendem mais a casa;
- Serão amigos fiéis e eternamente gratos a você;


Vantagens de se adotar um vira-lata

- São divertidos, brincalhões e despretensiosos.
- Vivem ganhando concursos de inteligência canina ou felina.
- A mistura de raças torna o virinha mais saudável, porque ele tem maior diversidade genética.
- Alguns bichos de raça, por serem resultado de cruzamento de animais com parentesco, são mais propensos a terem doenças;
- Os viras são ótimas companhias.
Você tem receio de levar um filhotinho virinha pra casa e ele se tornar um cachorrão? Olhe para as patas dele, elas dão boa indicação do porte que o bicho terá quando adulto. Com gatos, porém, não há esse problema. São todos mais ou menos do mesmo tamanho...
Mesmo assim você ainda prefere um cão ou gato de raça? Sem problemas. Cerca de 30% dos animais abandonados são de raça. Você verá muitos anúncios de animais de raça em várias ongs de proteção animal, no Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade , ou em qualquer esquina, de uma rua qualquer de uma cidade qualquer.


***

Você pensa que asma não combina com cachorros? Então veja esta reportagem abaixo: 


O cão faz bem ao dono

http://epsolution.zenfs.com/wpprod/49/2011/05/cao200.jpg

Ayrton Mugnaini Jr., especial para o Yahoo! Brasil18 May 2011 02:05:44 Não faltam demonstrações do bem-estar que a convivência com pelo menos um cão faz ao ser humano – bem-estar não só emocional, mas também físico. Há poucas coisas melhores que chegar em casa e ser recepcionado por latidos de reconhecimento (é ótimo como cães “escutam” a presença do dono mesmo estando ele ainda do outro lado da rua), um rabo abanando, um cheiro na perna ou um pulo daqueles que fazem a glória de Dino, o cão-dinossauro dos Flintstones.
Tem ainda a atenção que ele presta quando lhe contamos nossos problemas ou prazeres – todos conhecemos alguma história de amigo que nos ajudou muito a resolver algum percalço só de ouvir atentamente quando lho contamos, e o cão é ideal para esse papel. Sem falar no bem que ele fez para a auto-estima e senso de responsabilidade de seus donos (pense em como é melhor e mais positivo passar horas interagindo com o peludo que, por exemplo, assistindo a filmes bobocas ou fuxicando ao telefone). Além disso, a mera presença de um ser vivo e eterno crianção, sempre pronto a, conforme as circunstâncias, ouvir, brincar ou passear, basta para diminuir boa parte da tensão emocional e até reduzir estresse e complicações devidas a problemas cardíacos.
Também não faltam provas cabais de tudo isso. Por exemplo, uma pesquisa científica feita na Suécia em 1991 e 1996 com exatamente 1649 crianças a partir de sete anos concluiu que as felizardas donas de animais de estimação desde o primeiro ano de vida estavam menos sujeitas a asma e rinite alérgica. Outro estudo similar feito nos EUA com 1246 crianças acompanhadas do nascimento aos 13 anos de idade concluiu em 2001 que “crianças morando em lares com um ou mais cães dentro de casa [ou seja, não simplesmente largados em quartinho ou quintal, mas realmente convivendo com os donos] desde o nascimento tiveram menos probabilidades de desenvolver respiração ofegante crônica do que as que não tinham cães dentro de casa” e “a exposição a cães na primeira infância pode prevenir o desenvolvimento de sintomas de asma, pelo menos em crianças de baixo risco sem histórico de asma na família”.

Continue lendo aqui: Reportagem do Vida de Cão